terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A redenção de Pedrão

- A cela está superlotada, a gente vai ter que desovar mais um hoje. Bora tirar a sorte no palito?
- Eu nunca ganhei nem ursinho de pelúcia em bingo beneficente, vai você, Chulé.
- Ára...sempre iêu? Pusquê? Manda o Bonapança!
- Meu! Cê num tá percebendo a urgência da situação? Tira logo esses palito, mano, senão o bicho pega! Anda, não embaça!
- Tá bão...sempre sobra pro Chulézim aqui...
- E o Pedrinho, vai ficar aí mudinho? Num vai se manifestá?
- Deixa o cara, meu...o coitado tem comido o pão que o diabo amassou desde que o Freitonho conseguiu habeas corpus...o Freitonho tomava as dores do Pedrinho, protegia ele. Agora, quem será por ele?
- Por isso que eu digo, tem que ter Deus no coração!
- Cunversa...ocê quando assartava os banco num tinha nem tenência de si alembrá de Nosso Sinhô...agora que o Pastor Pinto vem de veiz em quando aqui pregá a Palavra, ocê fica todo si dismanchando pru lado de Deus. Pensa que eu num sei dos rabo di ôio que ocê lança pra ele, disavergonhado?!
- A questão em pauta é a desova, vamos deixar esses pormenores para depois...
- Num cumeça a falá difícir que ataca meus nelvo! Diacho!


Findo o sorteio, a decisão:
- Ficaram empatados Chulé e Pedrinho. Tira a teima com cara-ou-coroa.
- Cara-ou-coroa como, ô pastel? A gente aqui não tem nem tampa de Tubaína! Disgrama!
- Vamo evitá as maledicência, faiz favor. Num carece de se apoquentá! Nóis tira no par o ímpar, tá resorvido!
- E o protegido do mês é...Chulézim!
- Pedrinho lascou-se. Entrou pelo tubo. Vai ser engavetado.
- Mas eu...peraí, gente! Como assim??
- Meu, foi bom te conhecer. Teus maço de Marlboro vão fazer falta, Pedrinho. Mas é hora de dizer tchau, que nem os Teletubies da televisão...diz "tchau", mano.

2 comentários:

Ana Souza disse...

Bem Roseano esse texto hein?

Os Descasados disse...

Seu conto me lembrou Rubem, mas com um certo toque de lirismo. ;) Coisas assim que não faltam nos seus textos. Xuxu, há muita coisa boa por aqui. Poucas linhas, um tanto de vida em cada conto, em cada poema, em cada ponto. :*

Coitado de Pedrinho!

Beijocas,

Jana.